A propósito...

O objetivo deste blog é o de coletar, todos os dias, notícias verdadeiramente positivas e edificantes em prol de um mundo melhor. Colabore para a nossa cura, dedique um tempo para enviar boas vibrações ao planeta! Para entender melhor, leia o Editorial

quarta-feira, 15 de junho de 2011

L’offensive des écoloptimistes – Six Green actions ultrapositives






Confesso que não está fácil encontrar notícias positivas no meu segundo dia. Fui obrigado a me virar com esta matéria, já antiguinha, mas muito interessante do caderno feminino do Le Figaro, que selecionou 6 iniciativas “verdes” de impacto, cujas causas congregam anônimos e famosos, os quais se mobilizam para fazer a diferença.

Reportagem: Dalila Kerchouche
Fotos: Le Figaro
Madame Figaro
http://madame.lefigaro.fr/societe/loffensive-ecoloptimistes-040611-162201


Save Tigers Now – iniciativa para tentar impedir a extinção destes felinos, que somavam mais de 100 mil exemplares no início do século e hoje, de acordo com as estimativas, não passam de 4 mil. Tanto a caça predatória como a destruição do habitat contribuem para o desaparecimento dos tigres. Líder: Leonardo DiCaprio, que iniciou sua cruzada para arrecadar fundos em 2010 com objetivo de dobrar a população em 12 anos. A boa notícia é que pela primeira vez neste ano o número de tigres aumentou na Índia. (www.savetigersnow.com)
 
Um Muralha Verde Contra o Deserto – descrito como um dos projetos mais ambiciosos do século, pretende criar uma fronteira verde nas bordas do deserto do Saara no sentido leste-oeste. Seriam plantadas árvores (acácias) ao longo de 7 mil quilômetros com o objetivo de deter a desertificação e oferecer renda à população pobre pela colheita dos frutos dessas árvores. A iniciativa foi lançada há mais de 5 anos, envolve 11 países sul-africanos e tem no presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, seu  mais fervoroso militante.

Oceanos: Os Heróis de Plástico – idéia do aventureiro britânico David Mayer de Rothschild de construir um catamarã de 18m inteiramente de material reciclável, movido à energia solar (veja a foto acima). O barco, feito a partir de 12.500 garrafas de plástico, saiu de San Francisco em 2010 e aportou 128 dias depois no porto de Sydney, visando chamar atenção do grande público para a poluição dos oceanos. No barco, havia uma horta hidropônica (acima do solo) e até mesmo a urina da tripulação era reciclada e convertida em água potável. (www.theplastiki.com)

Agricultura Orgânica – a idéia é apoiar a agricultura de produtos orgânicos. A responsável é a ONG WWoof (Willling Worker On Organic Farm), que recruta voluntários interessados em oferecer mãos e tempo livre por alguns dias a agricultores que precisem de auxílio em suas plantações, contanto que sejam orgânicas. Em troca, os proprietários oferecem estadia em um lugar bucólico. O movimento começou em Londres e se espalhou no decorrer dos anos, formando redes no mundo todo. É um incentivo ao cultivo de produtos orgânicos.(www.wwoof.com)

Segunda-Feira Sem Carne (Meatless Monday) – iniciativa de Paul McCartney, um vegetariano convicto, na tentativa de sensibilizar a população a reduzir o consumo de carne, principalmente em prol da redução de emissão de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa. Além de estrelas como Kate Moss e Gwyneth Paltrow, o movimento também conta com o apoio de grandes companhias de alimentação como a Sodex, que fornece para 2 mil empresas americanas e 900 hospitais. Cerca de 10 países na Europa participam deste movimento.(www.meatlessmonday.com)
  
Prêmio Coal (Coalizão de Arte e Desenvolvimento Sustentável) – idelizado pela blogueira “verde” Alice Audoin, o prêmio procura estimular o tema “ecologia” no meio artístico. Em sua segunda edição, recebeu o dobro de projetos do ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário